sábado, 17 de novembro de 2012

PALAVRA DE DEUS.

HEBREUS 4:12.
"PORQUE A PALAVRA DE DEUS É VIVA E EFICAZ, E MAIS PENETRANTE DO QUE ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ À DIVISÃO DA ALMA E DO ESPÍRITO, E DAS JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO".

O que forma a escritura da Bíblia é a sua organização presciente na mente de Deus. Um plano celestial foi elaborado para revelação do objeto principal desse plano, o  SENHOR JESUS CRISTO .
LIVRO=um dos títulos mais singelos e objetivos.Toda a vida o povo foi orientado por leis e ordenanças escritas num livro. "LIVRO" para memória e obediência.( Dt. 28-58).
ESCRITURA= o termo Escritura não é meramente um título dado à Bíblia, mas refere-se "ao que nela está escrito."Dn. 10-21a. Mas eu te declarei o que está expresso na Escritura da verdade; 
PALAVRA DO SENHOR= São títulos bem conhecidos e aparecem em várias partes da Bíblia, sempre se referindo ao que Deus falou.(Jr. 2-31a) "Oh! Que geração! Considerai vós a Palavra do SENHOR."
A LEI DO SENHOR= Designação feita especialmente para referir-se à "LEI" dada ao povo de Israel através de Moisés(Js.1-7-8)
A LEI E OS PROFETAS= esse título é citado no Novo Testamento em referência ao Antigo Testamento (Mt. 7-12.) Tudo quanto vos quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.
A origem da Bíblia= Antes de haver a revelação divina escrita, Deus revelava-se verbalmente. Desde Adão até Moisés, passaram-se 2.500 anos aproximadamente. A revelação verbal de Deus foi transmitida inicialmente por Adão, que viveu 930 anos,e este passou às gerações seguintes até chegar a Moisés. Não há evidências de que houve alguma revelação escrita antes de Moisés, por isto Deus lhe ordenou: "Escreve isto para memorial num livro"!(Ex. 17-14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário