quinta-feira, 29 de novembro de 2012

IGREJA ,FAMÍLIA.

2 CORÍNTIOS 8: 1.
AGORA, IRMÃOS, QUEREMOS CONTAR-LHES O QUE DEUS , EM SUA GRAÇA, TEM FEITO PELAS IGREJAS DA MACEDÔNIA.

Comentário:É emocionante constatar o progresso cultural que a igreja possibilita.podemos ver pessoas com pouco estudo mas com vasto conhecimento e que , com desembaraço, lideram,pregam, ensinam, dirigem. A igreja incentiva o estudo.Não só os jovens, como também adultos que procuram mais preparo, para melhor servirem ao seu Senhor. "O temor do Senhor , é o princípio do conhecimento."(Prov. 1: 7).A igreja ensina o temor do Senhor, e com ele vem a sabedoria, e o conhecimento. Se a igreja é importante para a família, a reciproca é verdadeira, isto é, as famílias também são muito importantes para a igreja. Aliás cabe lembrar que as famílias formam a igreja. O templo fecha; a igreja , nunca. Ela continua nos lares, cada dia, a todo momento. Paulo menciona muitas vezes "a igreja que está em sua casa". Quando a família participa: ela cultua, aprende, estuda a Palavra de Deus , louva, ora evangeliza, com todos os seus reunidos. Não é realmente uma benção? O ser humano tem necessidades emocionais, como auto-afirmação e a valorização. Na igreja podemos participar das atividades, desenvolver talentos o que nos dá sensação de utilidade e valoriza o nosso ego.Assim valorizado vamos nos relacionar melhor com o próximo.  Aceite a Jesus Cristo em seu coração e procure uma igreja que segue literalmente a Palavra de Deus com esmero.Pois o Deus é o mesmo : ONTEM HOJE E ETERNAMENTE. 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

DEUS CUMPRE O QUE PROMETE.

JOSUÉ 21: 43b, 44a .
OS ISRAELITAS INVADIRAM E CONQUISTARAM AS CIDADES E PASSARAM A VIVER NELAS. E O SENHOR DEU PAZ A ISRAEL DE TODOS OS LADOS COMO HAVIA PROMETIDO AOS SEUS ANTEPASSADOS.

Quando observamos a história de Israel até esse ponto culminante, notamos ensinos importantes para a igreja cristã nos dias de hoje.O primeiro está no fato de que Deus é fiel a suas promessas. Ele havia assegurado ao povo a vitória, possessões e descanso. O homem edifica sua fé sobre a fidelidade de Deus. Sem ela não temos fundamento para a confiança. O segundo ensino é que a demora no cumprimento divino não significa fracasso. Abraão aguardou muitos anos  antes de receber de Deus seu filho Isaque. Os israelitas viveram 400 anos no Egito antes de serem libertados pelo Senhor. Depois passaram 40 anos vagueando no deserto antes de serem introduzidos por Deus na terra prometida. Durante todo esse tempo de espera paciente, Deus não foi infiel. Na plenitude do tempo, o historiador dos feitos do Senhor por intermédio de Josué pôde registrar palavras de exaltação à fidelidade de Deus: " PALAVRA ALGUMA FALHOU DE TODAS AS BOAS COISAS QUE O SENHOR PROMETERA À CASA DE ISRAEL; TUDO SE CUMPRIU"(Js.21:45.) O terceiro ensino consiste no fato de que o Senhor é aquele que faz as promessas e quem as cumpre. Dar a terra, descanso, vitória e coisas boas. Todas essas promessas foram cumpridas pelo Senhor. Isso nos faz recordar que o Deus de verdade é amor é o Senhor em todo tempo. 
(Dt 4:39) " Portanto, reconheçam hoje e meditem em seu coração que só o Senhor é Deus , em cima do céu e embaixo da terra. Não há outro!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

SE NÃO FORA O SENHOR


SALMO 127: 1-2-3-4-5.
SE O SENHOR NÃO CONSTRUIR A CASA , EM VÃO TRABALHARÃO OS CONSTRUTORES. SE O SENHOR NÃO VIGIAR A CIDADE, O TRABALHO DOS GUARDAS É COMPLETAMENTE INÚTIL.
SERÁ INÚTIL TRABALHAR DE SOL A SOL, ACORDAR DE MADRUGADA E DORMIR A ALTAS HORAS DA NOITE, COMER O PÃO AMASSADO COM O SUOR DO ROSTO, POIS O SENHOR DÁ O SUSTENTO AOS SEUS AMADOS MESMO ENQUANTO DORMINDO.
OS FILHOS SÃO UM PRESENTE DO SENHOR; UMA RECOMPENSA QUE ELE DÁ.
OS FILHOS QUE O HOMEM TEM DURANTE SUA MOCIDADE SÃO COMO FLECHAS DE UM SOLDADO VALENTE. 
FELIZ O HOMEM QUE TEM MUITOS FILHOS,ELE NÃO SERÁ ENVERGONHADO,QUANDO FALAR COM SEUS INIMIGOS A PORTA. 

Comentário: Qualquer tipo de projeto que nós vamos fazer em nossa vida devemos em primeiro lugar orar a Deus e pedir que esteja a frente de tudo. Pois fazendo assim seremos grandemente abençoados, aqui neste salmo podemos ver que todo BEM PROCEDE DE DEUS.
Vamos orar pela nossa Casa, pela nossa Família, pela nossa Cidade,pelo nosso Estado, pelo nosso Pais.

HISTÓRIA DE UM SAPATEIRO.

PROVÉRBIOS 16: 3.
DEIXE NAS MÃOS DO SENHOR TUDO QUANTO VOCÊ FAZ, E TODOS OS SEUS PLANOS SERÃO BEM-SUCEDIDOS.

EU, LI, GOSTEI E VOU PASSAR PARA VOCÊS.
Uma senhora crente,casada com um sapateiro incrédulo, procurou certa vez o pastor de sua igreja e lhe disse:---Pastor o meu marido não é crente. Tenho orado constantemente em seu favor, porém tem sido em vão. Fica sempre nervoso e irritado. Gostaria de saber o que posso fazer? ---É uma coisa muito difícil de responder, mas a senhora deve continuar orar com perseverança. Eu, de minha parte me proponho a 
ajudá-la. Um dia o ministro estava numa livraria e viu um livro velho para ser vendido, como saldo. O livro tratava de couros e curtume. O pastor teve uma ideia! Comprou o livro e ficou muitos dias estudando sobre o assunto. Quando se julgou habilitado, pegou um par de sapatos estragados e foi à casa do sapateiro. Este, quando o viu entrar, resmungou: Hoje vamos ter sermão. Mas enganou-se. O ministro não tocou numa palavra do Evangelho. Pediu ao sapateiro que consertasse seu sapato e combinou o preço. Ao sair, porém, abaixou-se e, tomando um pedaço de couro caído no chão, começou  a conversar sobre a sua qualidade, o curtume e os processos de beneficiar couros. Ficaram horas conversando.Ao chegarem casa com a fisionomia alegre, o sapateiro disse à sua mulher:---Sabe quem esteve hoje na loja?O pastor de sua igreja. -Sim, e o que ele foi fazer na sua loja?---Levar uns sapatos velhos para consertar e dar dois dedos de prosa comigo. Mas que homem inteligente! Foi bom conversar com ele. O ministro por sua vez, recomendou o serviço do sapateiro aos crentes da igreja. O homem ficou animado e começou a interessar-se pelo Evangelho. Um domingo  muito chuvoso o sapateiro disse a mulher: ---Com esta chuva, nem posso dar o meu passeio. Estou quase indo com você ao culto!---Pois vamos! Disse ela com alegria. 
(O estudo do couro foi a isca que o pastor usou para pescar o sapateiro, mas o motivo foi o amor por aquela alma perdida.Que precisava de trabalho, de estimulo, de alguém que se interessasse por ele. 
MARAVILHOSO É ESTAR AOS PÉS DO SENHOR NOSSO DEUS.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

UM MARAVILHOSO CONVITE !

ISAÍAS 55:1.
*VENHAM, TODOS VOCÊS QUE ESTÃO SOFRENDO DE SEDE, VENHAM ÀS ÁGUAS ! E VOCÊS QUE NÃO TEM DINHEIRO, VENHAM COMPRAR DE GRAÇA VINHO E LEITE! VENHAM COMPRAR E COMER!*

Comentário: Temos aqui uma proclamação, um convite, uma chamada à felicidade. Representa o convite, à Redenção espiritual. Nesta proclamação existe uma visão da necessidade espiritual do homem. Isaías usa termos fortes para mostrar essa necessidade: sede, fome, penúria. O pecador é tudo isso,tem sede de alegria, fome de felicidade, penúria de sossego e paz. São necessidades reais. 
A ÁGUA, O VINHO E O LEITE.
Deus nos dá águas, de bençãos de perdão e paz.( Isaías 12:3). Ele dá o vinho e o leite tipificando as graças da alegria espiritual, da santificação, da nutrição que mantém a vida da fé. Não tendes dinheiro....É uma frase para representar que a salvação é uma dádiva, uma oferta, um presente que não pode ser comprado. 
Nota-se a insistência generosa do convite: Vinde....Vinde....Comprai...Comprai....Sem dinheiro.... Sem preço....Comprai e comei. Lembra o ato de Jesus o Redentor, dizendo-nos na santa ceia: 
*ISTO É O MEU CORPO....TOMAI E COMEI...ISTO É O MEU SANGUE...BEBEI DELE TODOS.

domingo, 25 de novembro de 2012

O AMOR CRISTÃO.

ROMANOS 13: 8A.
Não devam nada a ninguém, exceto a dívida do amor de uns para com os outros!

A essência do Cristianismo é o amor.( Rm 13:8-10) Isto foi declarado pelo Senhor ao ser inquirido por um doutor da lei (Lc 10: 25-27). Quando interrogado sobre quem é nosso próximo, Jesus proferiu a parábola do Bom Samaritano, esclarecendo que o próximo pode ser qualquer pessoa que necessite de nosso amor.(Lc 10: 25 ao 37). A ordenança de Jesus, portanto ultrapassa o limite de ajudar apenas os nossos amigos ou admiradores; devemos amar também os que nos maltratam.( Mt 5:44) Somente assim poderemos demonstrar que, realmente, somos filhos de Deus. Assim como Ele nos amou quando éramos por natureza filhos da ira, devemos amar os que nos perseguem. "Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça"( Rm 12.20).  Sem Cristo ninguém é capaz de amar ao próximo, muito menos se este for um inimigo.A essência da vida cristã é a pratica do amor e da fé. Assim como a fé sem obras é morta, o amor, que não se manifesta em atos, não reflete a excelência da vida cristã renovada pelo Espírito.
O CRISTÃO NÃO DEVE SE LIMITAR A FAZER O BEM AO PRÓXIMO; MAS AMA-LO COMO A SI MESMO!   

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O ESTADO.

ATOS 4: 18. ENTÃO ELES CHAMARAM OS DOIS DE VOLTA E LHES ORDENARAM QUE NÃO FALASSEM NEM ENSINASSEM A RESPEITO DE JESUS.

 A SUJEIÇÃO ÀS AUTORIDADES. " Toda a alma esteja sujeita...." É uma ordem dirigida a todos sem qualquer exceção. Em 1 Pe 2: 13. sujeitar-se significa "colocar-se debaixo de", submeter-se". Significa ainda que devemos, voluntariamente, obedecer às autoridades constituídas. Essa sujeição, contudo, não implica obediência cega.É uma atitude de reconhecimento das pessoas que ocupam posição de comando numa sociedade juridicamente organizada.O cristão não está sujeito às autoridades por medo, como acontece com malfeitores, mas devido à sua consciência  moldada na Palavra de Deus (Rm 13: 5). Ele vê a necessidade de lei e de ordem em consequência do pecado. No entanto, como veremos, esta sujeição tem limites. 
DEUS E O ESTADO. A Bíblia deixa claro: se o Estado colocar-se entre os cristãos e a sua relação com Deus, devemos optar por obedecer a Deus, cuja soberania é inquestionável.( At 4: 18-19; 5:28-29.)Pois as autoridades humanas foram designadas por Ele para o cumprimento de sua vontade.Portanto,  devemos sujeitar-nos às autoridades enquanto estas não se puserem entre nós e a nossa lealdade a Deus e aos seus mandamentos. Acima de qualquer autoridade está Jesus Cristo--- Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. O cristão não se submete à autoridade por causa dela em si, mas por ser filho de Deus e por observar as Sagradas Escrituras. O cumprimento de nossos deveres para com o Estado demostra a qualidade de nossa vida cristã, engrandece o nome do Senhor e nos torna partícipes da manutenção da ordem pública e da promoção do bem comum. (extraído)

sábado, 24 de novembro de 2012

DEVEMOS NOS ACEITAR MUTUAMENTE.


ROMANOS 15:7.
PORTANTO, ACOLHAM-SE CALOROSAMENTE UNS AOS OUTROS, TAL COMO CRISTO OS ACOLHEU CALOROSAMENTE; E ENTÃO DEUS SERÁ GLORIFICADO.

Cristo nos aceita do modo como somos. Paulo ensina que judeus e gentios devem amar uns aos outros assim como Cristo amou a ambos: "recebei-vos uns aos outros como também Cristo nos recebeu para a glória de Deus".Isto significa que na comunidade dos santos, não há lugar para prejulgamentos: " Quem és tu que julgas o servo alheio?" Todos somos iguais perante Cristo, e somente Ele, por meio de sua graça redentora, pode firmar os fracos.
Somos imperfeitos. Se desejamos, de fato, crescer e alcançar a perfeição exigida pela Palavra de Deus, devemos acrescentar diariamente à nossa fé a virtude, e à virtude o conhecimento.( 2 Pedro 1:5). Ora, se ainda não chegamos à estatura de varões perfeitos, como poderemos julgar nossos irmãos por causas de coisas insignificantes como acontecia entre os filhos de Deus romanos.
Somos membros de uma mesma família. Como filhos de Deus, devemos cuidar uns dos outros e nos amarmos com o amor que nos concedeu o Pai (1Jo 3:1).A Bíblia nos ensina que somos um só corpo: o corpo de Cristo(1Co 12:27) 
(Ef 4:12-13) Ele fez isso para que o povo de Deus esteja mais bem aparelhado para fazer uma obra melhor para Ele edificando a igreja---O corpo de Cristo---e elevando-a a uma condição de vigor e maturidade; até que finalmente todos tenhamos a mesma fé quanto a nossa salvação e quanto ao conhecimento de nosso Salvador, o Filho de Deus, e todos nos tornemos maduros no Senhor. Sim, para que cresçamos a ponto de que Cristo ocupe completamente todo o nosso ser.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SALVAÇÃO E JUÍZO.

ISAÍAS 43:11-12-13.
EU, EU MESMO, SOU O SENHOR, E ALÉM DE MIM NÃO HÁ OUTRO SALVADOR.
EU LHES MOSTREI O MEU PODER. EU PROMETI SALVA-LOS E CUMPRI A PROMESSA;VOCÊS SÃO TESTEMUNHAS DE QUE EU SOU O VERDADEIRO DEUS, DIZ O SENHOR.
MUITO ANTES DE O MUNDO EXISTIR, DESDE A ETERNIDADE, **EU SOU**.
NINGUÉM PODE LIVRAR ALGUÉM DE MINHA MÃO. QUANDO EU FAÇO ALGUMA COISA, QUEM É CAPAZ DE IMPEDIR?

Deus é o único ser, no universo, que tem direito legítimo de vingar-se de seus inimigos. Queiram ou não os homens, ninguém escapará da justiça do Todo Poderoso.
Tiago 1: 12. Feliz é o homem que não cede e continua fiel quando é provado, porque depois receberá como recompensa a coroa da vida que Deus prometeu àqueles que o amam. 
2 Pedro 3:7. E Deus ordenou que a terra e os céus fossem reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo, quando todos os homens ímpios perecerão.

UM EXEMPLO A SEGUIR

2 TIMÓTEO 1:5.
**Lembro-me da sua fé não fingida, tal como ocorreu com a sua mãe Eunice e sua avó Loide; e estou certo de que está mesma fé continua.**

É curioso observar quem são alguns dos heróis populares para os jovens de hoje. A maioria dos nomes que vem à mente são os de esportistas, músicos ou estrelas do cinema. Sua popularidade vem da imagem que projetam. Muitas dessas pessoas escrevem a história de sua vida na forma de autobiografias. Algumas tem uma vida que vale a pena ler, pois servem de inspiração para outros.Em contraste com outros que  vendo sua história que falam só coisa ruins, é difícil crer que alguém assim possa ser um herói.
Você ficaria confortável se alguém usasse sua vida como exemplo da vida cristã? Paulo um dos maiores heróis da Bíblia, muitas vezes usou exemplos de sua vida como orientação para o comportamento cristão. Se você seguir seu exemplo, com certeza será um herói ante os olhos de Deus.
(2 TIMÓTEO 2: 24.) **E AO SERVO DO SENHOR NÃO CONVÉM CONTENDER, MAS SIM SER BRANDO PARA COM TODOS, APTO PARA ENSINAR, PACIENTE; CORRIGINDO COM MANSIDÃO OS QUE RESISTEM, NA EXPECTATIVA DE QUE DEUS LHES CONCEDA O ARREPENDIMENTO PARA CONHECEREM PLENAMENTE A VERDADE.** 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CONTENTAMENTO


1 TIMÓTEO 6: 6-7.VOCÊ SERÁ VERDADEIRAMENTE PRÓSPERO SE EXERCER A PIEDADE COM CONTENTAMENTO. AFINAL DE CONTAS, NÃO TROUXEMOS NENHUM DINHEIRO CONOSCO QUANDO VIEMOS AO MUNDO, E NADA PODEMOS LEVAR QUANDO MORRERMOS.

Conta-se a história de uma mulher que ia caminhando com seu esposo.Ao ver passar um bonito carro, ela lhe disse: "Olhe o carro em que estão o juiz e sua esposa.Quem dera nós fossemos tão afortunados."Enquanto isso, a esposa do juiz lhe dizia: 'Estou envergonhada desse nosso carro velho. Olha como todas as pessoas param e nos olham com desprezo. Se você não deseja que me desespere, compre um carro novo."
Que atitude tão típica do mundo! Há tantas pessoas que nunca estão satisfeitas com o que possuem. Mas a vida não precisa ser desta forma. Se é assim ou não , depende da sua atitude em relação às posses materiais.Você pode ter tudo de bom e melhor em sua vida aproveitando e sendo agradecido por tudo o que possui.O contentamento é uma atitude necessária para ser feliz.O que significa estar contente?As pessoas contentes podem sonhar em ter coisas novas e maravilhosas, tal como as pessoas descontentes. Mas há uma grande diferença. Os que estão contentes sabem que seria maravilhoso possuir certas coisas, mas também sabem que podem ser felizes sem elas.
1Ts.5:18a. EM TUDO DAI GRAÇAS, POIS ESTA É A VONTADE DE DEUS...."

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SEJA UM POTA VOZ.


EZEQUIEL 3:10-11."FILHO DO HOMEM, DEIXE AS MINHAS PALAVRAS ENTRAREM ATÉ O FUNDO DO SEU CORAÇÃO. ENTÃO , VÁ PROCURAR OS ISRAELITAS QUE ESTÃO NA EXÍLIO,ANUNCIE AS MINHAS MENSAGENS. QUER ELES OUÇÃO, QUER SE FAÇAM DE SURDOS, DIGA-LHES: "ASSIM DIZ O SOBERANO SENHOR."

Comentário: Alguns não sabem o que significa ser chamado por Deus. Mas Ezequiel sabia. Deus tinha uma missão para ele.Seu ministério não o tornou uma pessoa popular entre os judeus cativos na Babilônia, mas foi de suma importância.Deus o chamou para ser um "atalaia sobre a casa de Israel". Ele anunciaria o juízo de Deus caso não se arrependessem de sua rebeldia. O chamado de Deus está sobre a sua vida? Se Jesus Cristo é o Senhor da sua vida, então ele o tem chamado. Ser chamado não é um ministério que se leva anos para descobrir. O chamado de Deus é especifico;ele quer que você seja seu porta-voz, que anuncie sua mensagem de amor, esperança e vida eterna aos outros.Ser porta-voz de Deus talvez não o faça a pessoa mais popular.Sempre haverá alguns que não  escutarão a Palavra de Deus, por outro lado outros escutarão e agradecerão eternamente. Deus conhece suas fraquezas. Ele dará a você coragem, o valor e o ânimo necessário quando estiver testemunhando dele aos outros. Estude a Palavra de Deus e memorize-a para que você possa usá-la quando testificar.Quando se está cheio do Espírito Santo, você tem poder e ousadia na Palavra.( JOVEM,VELHO,RICO OU POBRE, SEJA UM ATALAIA PARA AVISAR AO MUNDO DAS CONSEQUÊNCIAS DE RECUSAR A JESUS CRISTO.

O PODER DE DEUS NA VIDA DE PAULO.


ATOS 28:4-5.
**O povo da ilha viu a cobra pendurada na mão de Paulo e diziam uns aos outros: Sem dúvida ele é um assassino! Embora escapasse do mar, a justiça não permite que ele viva!" Mas Paulo sacudiu a cobra no fogo e não sofreu nenhum dano.**


Comentário: Paulo tinha sido preso. E foi resolvido que partiriam de navio para Roma; de modo que Paulo e diversos outros presos, foram postos debaixo da guarda de um centurião,Júlio .Muitas dificuldades no mar,passando muitos dias,e o tempo estava ficando muito perigoso para viagens longas.O tempo mudou e de repente um forte vento com a foça de um furacão.O navio ficou descontrolado e ficou a deriva.A cada dia a tempestade se tornava mais violenta , ficaram muitos dias sem comer.Durante esses dias Deus mandou um anjo falar a Paulo que ninguém se perderia.Até que o navio parou em um banco de areia onde batiam ondas dos dois lados e encalhou.Nadaram até a praia. Finalmente descobriram que estavam numa ilha chamada Malta.Imediatamente, as pessoas que viviam na ilha, vieram ajudar. Providenciaram fogo para os viajantes cansados,estavam quase congelados, Paulo queria ajudar a manter o fogo acesso, ele foi recolher lenha para lançar no fogo. Conseguiu uma boa quantidade de madeira. Quando jogava a lenha no fogo vinha um calor, grande pela quantidade de lenha e no meio da lenha tinha uma cobra venenosa que ao sentir o calor e a mão de Paulo tão próxima ela saltou e cravou as presas na mão dele. E Paulo a sacudiu no fogo. O povo esperava que ele começasse a inchar ou caísse morto; mas viram que nada aconteceu, pensaram é um deus. E ali passaram três meses até que pudessem sair para o mar novamente e Deus usou a vida de Paulo para orar por muitos doentes e Deus fez muitos milagres.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A JUMENTA FALOU.

NÚMERO 22:1 AO 41.( neste capitulo, podemos ver sobre o que vou escrever.)

DEUS havia prometido dar ao seu povo, os israelitas, uma terra própria. Porém, a maioria dos habitantes dos países ao redor da Terra Prometida não gostava dos israelitas. E começaram a lutar contra o povo de Deus. O líder de um desses povos era o rei Balaque. Quando ele soube que os israelitas vinham para sua terra, ficou preocupado. Chamou alguns homens importantes do seu reino e lhes disse:---Vão à cidade de Petor e procurem um homem chamado Balaão.Digam-lhe que necessitamos de sua ajuda, e peçam-lhe que venha com vocês.  Ao encontra-lo disseram:O rei pede tua ajuda. Os israelitas chegaram do Egito e acamparam na fronteira de nosso país. O rei Balaque quer que venhas conosco, e profiras maldição sobre esse povo.Esperem aqui até amanhã de manhã.Nesse meio tempo eu perguntarei a Deus em oração o que devo fazer.Então falou Balaão com Deus, Balaque quer que eu vá e amaldiçoe os israelitas. ---Não vá com eles,respondeu Deus.  No outro dia Balaão disse:O senhor não me deixou ir. E Balaque fez outras ofertas que Balaão resolveu pedir a Deus novamente.Deus disse pode só que falarás tudo que eu te disser. Mas as ofertas lhe encheram o coração,e isso desagradou a Deus. Deus mandou um anjo para impedir que ele seguisse seu caminho Balaão não podia ver o anjo mas a jumenta o viu.Para não atropelar o anjo ela desviou do caminho.pouco tempo depois tornou a ver ,entrou por um caminho estreito.Balaão ficou furioso, mais a frente, tornou a ver,e o caminho era tão estreito que ela se deitou.Balaão,começou a golpeá-la com uma vara.( De repente, aconteceu algo estranho. A jumenta olhou para Balaão e começou a falar-lhe! Que fiz para merecer estes golpes?Me comportei mal por acaso?---Não disse surpreso.Então levantou o olhos e pode ver o anjo.O anjo falou: ela te salvou a vida.Por três vezes.
( Qual a nossa lição: Deus não se agrada de teimarmos em fazermos a nossa vontade, mas sim de fazermos o que é correto.) BALAÃO  fala PEQUEI; --DIGA-ME o que DEVO FAZER?

JESUS NOS OLHA COM OLHAR DE AMOR.


MATEUS 9:9
QUANDO JESUS  DESCIA A ESTRADA, VIU UM COBRADOR DE IMPOSTOS, CHAMADO MATEUS, SENTADO NA COLETORIA. "VENHA TORNAR-SE MEU DISCÍPULO," DISSE-LHE JESUS, E MATEUS LEVANTOU-SE E O ACOMPANHOU.

Comentário:Podemos imaginar Jesus, quando andava pelas estradas e ruas das vilas e cidades, prestando atenção nas pessoas. As pessoas tinham grande importância para Ele. Foi com essa motivação que Ele" viu sentado na coletoria um homem chamado "Mateus". Mateus trabalhava num tipo de ocupação em que era muito fácil ser corrompido e corromper os outros.Em Lc.5:27, há o registro direto de ser Levi,mas(mesmo que Mateus) um publicano.Este era o nome que se dava àquele que trabalhava como coletor de impostos.
O publicano era considerado impuro e frequentemente acusado de roubar o povo para se enriquecer, como foi no caso de Zaqueu(Lc.19:1-10). Jesus olhou além das aparências não se deixou levar pelas opiniões. Ele sabia que tinha vindo para buscar e salvar o que se havia perdido. A verdadeira santidade não se dá pela  atitude de tirar as pessoas dos locais onde elas vivem, mas pela transformação do evangelho na vida da pessoa e pela ação do Espirito Santo. A miséria humana, a opressão,a corrupção, a pobreza, o pecado que separa o homem de Deus, a marginalidade, a violência, enfim tudo aquilo que tira a dignidade do ser humano, precisam ser combatidos por aqueles que têm experimentado uma transformação em sua vida. Podemos ver  que Mateus não se isolou, mas convidou aqueles que eram desprezados pela sociedade para verem e experimentarem a verdadeira vida.
SE VOCÊ JÁ ACEITOU O CONVITE DE JESUS PARA SEGUI-LO. AGORA É SUA VEZ DE CONVIDAR A OUTROS PARA  EXPERIMENTAREM A VERDADEIRA VIDA, ASSIM COMO MATEUS FEZ.

sábado, 17 de novembro de 2012

OS QUE ESPERAM NO SENHOR.

 QUE NESTE DOMINGO , O SENHOR RENOVE AS NOSSAS FORÇAS .QUE ENQUANTO ELE NOS DER VIDA POSSAMOS VIVE-LA COM DIGNIDADE . ESSE É MEU DESEJO A TODOS OS QUE ACESSÃO  O MEU BLOG.
SALMO 46:1-10.
DEUS É O NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA. ELE É AQUELA AJUDA NA QUAL SE PODE CONFIAR NO DIA DA ANGÚSTIA.  "FIQUEM QUIETOS E SAIBAM, DE UMA VEZ POR TODAS, QUE EU SOU DEUS! TODAS AS NAÇÕES DA TERRA HÃO DE HONRAR O MEU NOME!**GLÓRIAS A TI SENHOR.** 

PALAVRA DE DEUS.

HEBREUS 4:12.
"PORQUE A PALAVRA DE DEUS É VIVA E EFICAZ, E MAIS PENETRANTE DO QUE ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ À DIVISÃO DA ALMA E DO ESPÍRITO, E DAS JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E INTENÇÕES DO CORAÇÃO".

O que forma a escritura da Bíblia é a sua organização presciente na mente de Deus. Um plano celestial foi elaborado para revelação do objeto principal desse plano, o  SENHOR JESUS CRISTO .
LIVRO=um dos títulos mais singelos e objetivos.Toda a vida o povo foi orientado por leis e ordenanças escritas num livro. "LIVRO" para memória e obediência.( Dt. 28-58).
ESCRITURA= o termo Escritura não é meramente um título dado à Bíblia, mas refere-se "ao que nela está escrito."Dn. 10-21a. Mas eu te declarei o que está expresso na Escritura da verdade; 
PALAVRA DO SENHOR= São títulos bem conhecidos e aparecem em várias partes da Bíblia, sempre se referindo ao que Deus falou.(Jr. 2-31a) "Oh! Que geração! Considerai vós a Palavra do SENHOR."
A LEI DO SENHOR= Designação feita especialmente para referir-se à "LEI" dada ao povo de Israel através de Moisés(Js.1-7-8)
A LEI E OS PROFETAS= esse título é citado no Novo Testamento em referência ao Antigo Testamento (Mt. 7-12.) Tudo quanto vos quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.
A origem da Bíblia= Antes de haver a revelação divina escrita, Deus revelava-se verbalmente. Desde Adão até Moisés, passaram-se 2.500 anos aproximadamente. A revelação verbal de Deus foi transmitida inicialmente por Adão, que viveu 930 anos,e este passou às gerações seguintes até chegar a Moisés. Não há evidências de que houve alguma revelação escrita antes de Moisés, por isto Deus lhe ordenou: "Escreve isto para memorial num livro"!(Ex. 17-14).

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

DÉBORA FOI CAPACITADA POR DEUS.

Débora Profetiza e Juíza
JUÍZES 4:8.""EU SÓ VOU SE VOCÊ FOR COMIGO,DISSE BARAQUE A DÉBORA."DO CONTRARIO EU NÃO VOU."

Comentário: Israel tinha homens e mulheres chamados juízes que ajudavam a resolver os problemas entre pessoas. Quando os israelitas pediram a Deus que os ajuda-se a vencer o rei Jabim, sua juíza era uma mulher chamada Débora. Débora não era soldado . Ela poderia ter dito isso a Baraque. Ir a batalha era perigoso, poderiam feri-la ou matá-la. Poderia ter dito que tinha medo. Mas Débora era valente, porque conhecia Deus e confiava nele. Ela sabia que Deus cumpriria sua palavra e lhes ajudaria a vencer o exército do rei Jabim.( Jz.9a: IREI COM VOCÊ DISSE DÉBORA.) Baraque juntou seus homens. O capitão do rei Jabim ,quando soube , também, preparou o seus homens e lhes ordenou que preparassem novecentos carros de ferro. Acreditou que seria fácil vencer. Se os israelitas fossem lutar sozinhos seria muito fácil eles vencerem, Porém DEUS estava com eles! Quando começaram a lutar, Deus lutou por eles.Enviando,grande tormenta,o céu escureceu começou a relampejar e caiu uma chuva.Em seguida os soldados do inimigo , ficaram confusos, seus carros atolaram no lodo, não sabiam o que fazer. Quando iam ser atacados ficaram com tanto medo que fugiram,até o seu  capitão fugiu. E os soldados de israel conseguiram ganhar a batalha. Pois foi Deus que os ajudou! No capitulo 7b. Débora diz a Baraque: O Senhor entregará o exército de Jabim em suas mãos. Mas quando Débora falou com Baraque ele disse que se ela não fosse ele não iria. 
EU IREI. mas fique sabendo que quem vai ficar com a HONRA de vencer  não será você. Porque o Senhor entregará a VITÓRIA  nas mãos de uma mulher."

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

PRONTO PARA O CHAMADO.

ATOS 18:1-2.
APOSTOLO PAULO DEIXOU ATENAS E FOI PARA CORINTO. ALI ELE ENCONTROU UM JUDEU CHAMADO ÁQUILA, NATURAL DO PONTO; QUE TINHA CHEGADO RECENTEMENTE DA ITÁLIA COM SUA ESPOSA PRISCILA.

Comentário:Pouco tempo depois de chegar àquela cidade, Paulo conheceu dois bons cristãos chamados Priscila e Áquila. Também eram novos na cidade. O casal fabricavam tendas de campanha. Quando souberam que Paulo já havia sido fabricante de tendas, pediram-lhe  que viesse trabalhar com eles. Pouco tempo depois Paulo, Áquila e Pricila se tornaram -se muito bons amigos. Trabalhavam juntos e ajudavam uns aos outros, com os negócios da fabrica.Também o casal permitiu que Paulo morasse com eles assim ele teria a oportunidade de ganhar algum dinheiro.Em Corinto,Paulo ia a sinagoga todos os dias de descanso e ensinava acerca de JESUS CRISTO. Mas algumas pessoas que também iam à sinagoga não criam em Jesus Cristo , e não queriam ouvir a pregação de Paulo.  Então Paulo foi para uma casa perto dali e começou a pregar, muitas pessoas que escutaram , aceitaram o Evangelho e entregaram seu coração a Jesus.Paulo ficou em Corinto durante um ano e meio., durante esse tempo tudo o que passou Paulo entre perseguições , Áquila e Pricila foram amigos fieis  e o ajudaram em tudo que puderam.Fizera todo o possível para ajudar a Paulo e a todas as pessoas. Mas Deus tinha mais trabalho para eles. Pois quando Paulo partiu para Éfeso, eles foram com ele. Quando chegou a hora de Paulo ir para outro lugar , Áquila e Pricila ficaram para continuar a obra na cidade. Um dia chegou um grande pregador em Éfeso, chamado Apolo. Apolo conhecia  bem as Escrituras. Mas mesmo que Apolo soubesse muito da Bíblia, não sabia tudo acerca de Jesus. Quando Priscila e Áquila  ouviram Apolo pregar perceberam que ele necessitava de ajuda. Levaram-no a sua casa e lhe explicaram o que não sabia sobre Jesus. DEUS HAVIA UTILIZADO PRICILA E ÁQUILA UMA VEZ MAIS PARA COLABORAR COM ELE EM SUA OBRA.  

terça-feira, 13 de novembro de 2012

NÃO GASTE MAIS DO QUE VOCÊ GANHA.


ECLESIASTES 5:19.
 É CLARO QUE TAMBÉM É MUITO BOM SE O HOMEM RECEBE RIQUEZAS DO SENHOR, E TEM BOA SAÚDE PARA APROVEITÁ-LAS. ACEITAR O SEU DESTINO E APROVEITAR AQUILO QUE GANHA COM SEU TRABALHO, ISSO É SEM DÚVIDA UM PRESENTE DE DEUS. 
Comentário: Todo o dinheiro que ganhamos com muito trabalho e suor deve ser gasto com muito critério e responsabilidade. Quem não administra com sabedoria o que ganha, não consegue construir muita coisa na vida. Aprendemos a gastar com equilíbrio, quando assimilamos alguns pontos imprescindíveis  sobre a questão do dinheiro. O homem trabalha certo número de horas por dia em troca de determinado salário. Esse salário representa uma porção da sua energia física e mental, transformada em dinheiro, com o qual ele pode adquirir o necessário para o seu sustento. É o resultado do seu trabalho por determinado tempo, é parte da sua vida gasta em certa atividade que visa diretamente a contribuir para o desenvolvimento da coletividade. Oportunidades frequentes se oferecem à pessoas inteligentes e amigas do trabalho. Aproveitem-nas.Não façam disto entretanto, o fim em sua vida. Todo bom mordomo procura fazer Deus o sócio do seu negócio. Quem administra bem o que ganha faz verdadeiros milagres. Quem sabe praticar a economia na administração dos bens que Deus lhe deu, por mais insignificantes que sejam, mostra o quanto é sábio. O equilíbrio financeiro proporciona bem estar na família. Uma das muitas causas dos conflitos no lar é o desequilíbrio financeiro.( JESUS MULTIPLICOU OS PÃES , E PEDIU PARA OS DISCÍPULOS JUNTAR E RECOLHER O QUE HAVIA SOBRADO.) ESTE É O PRINCIPIO INDISPENSÁVEL, PARA QUEM QUER PROSPERAR.  

REENCONTRANDO O CAMINHO DE CASA


HEBREUS 3:6.
MAS CRISTO, O FILHO DE DEUS,É FIEL E É O RESPONSÁVEL ABSOLUTO PELA CASA DE DEUS---ELE MORA EM NÓS -----SE CONSERVARMOS A NOSSA CORAGEM FIRME ATÉ O FIM, BEM COMO A NOSSA ALEGRIA E A NOSSA ESPERANÇA NO SENHOR.

Comentário: Nossos pés estão firmados sobre a terra percorrendo a moradia passageira presenteada pelo Senhor, mas o coração bate forte ao contemplarmos, com expectativa, o lugar eterno, que há de ser nossa herança permanente. Olhamos para o Céu cheios de júbilo e de malas prontas, pois diante o precioso sangue Daquele que nos amou e tem guiado nossa vida. Todas as providencias foram tomadas por Ele, cabendo a nós apenas um sereno ato de confiança e de perseverança no caminhar cristão.
** A carta de Hebreus nos exorta a confiarmos plenamente no ministério de Jesus, seguindo com perseverança e bom testemunho o caminho por Ele apontado, na firme convicção de que "não há salvação em nenhum outro; porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos."( At. 4:12).Os personagens bíblicos nos servem de inspiração, exortação e advertência, mas somente JESUS é capaz de nos salvar da ira vindoura (1 Ts. 1:10)
Hebreus 3: 15.**Nunca se esqueçam da advertência: "HOJE, SE OUVIRES A SUA VOZ, NÃO ENDUREÇAM SEUS CORAÇÕES, COMO FEZ O POVO DE ISRAEL QUANDO SE REBELOU CONTRA ELE NO DESERTO". 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CONSELHOS DE UM PAI.

PAI ENSINA O FILHO

PROVÉRBIOS 3: 1-2-3-4-5-6-7-8-11-12.

MEU FILHO, NÃO SE ESQUEÇA DAS COISAS QUE EU  LHE ENSINEI. GUARDA SEMPRE NO CORAÇÃO AS MINHAS INSTRUÇÕES.  SE VOCÊ SEGUIR ESSAS INSTRUÇÕES, A SUA VIDA SERÁ PROLONGADA POR MUITO ANOS E ISSO LHE DARÁ PROSPERIDADE E PAZ.  NUNCA ABANDONE O AMOR E A FIDELIDADE; FAÇA DISSO UMA REGRA DE VIDA; GRAVE ISSO EM SEU CORAÇÃO.  ENTÃO VOCÊ SERÁ HONRADO E COMPREENDIDO POR DEUS E PELOS HOMENS.  CONFIE NO SENHOR DE TODO SEU CORAÇÃO E NÃO SE APOIE NA SUA PRÓPRIA CAPACIDADE E ENTENDIMENTO;  LEMBRE-SE DE COLOCAR DEUS EM PRIMEIRO LUGAR, EM TODOS OS SEUS CAMINHOS, E ELE GUIARÁ OS SEUS PASSOS, E VOCÊ ANDARÁ PELO CAMINHO CERTO.  NÃO FIQUE CHEIO DE SI, PENSANDO QUE A SUA PRÓPRIA SABEDORIA É A RAZÃO DO SEU SUCESSO. A VERDADEIRA SABEDORIA É TEMER O SENHOR E EVITAR O MAL.  SE VOCÊ FIZER ISSO, O SEU CORPO TERÁ SAÚDE E OS SEUS OSSOS VIGOR PARA ENFRENTAR A VIDA. MEU FILHO, NÃO FIQUE REVOLTADO QUANDO FOR DISCIPLINADO PELO SENHOR. NÃO FIQUE DESANIMADO QUANDO ELE O CORRIGIR, POIS O SENHOR DISCIPLINA QUEM ELE AMA, ASSIM COMO UM PAI CHEIO DE AMOR FAZ AO SEU FILHO.   

LEIA ESTA CARTA.

APOCALIPSE 3: 14 AO 22.

Ao anjo da igreja em Laodiceia escreve esta carta:
"Esta mensagem vem daquele que permanece firme, a testemunha fiel e verdadeira, o principio da criação de Deus: Eu conheço bem as suas obras, sei que você não é quente nem frio; eu desejaria que você fosse uma coisa ou outra! Porém já que você é meramente morno, eu estou a ponto de vomitar-te da minha boca!
Você diz: Eu sou rico, tenho tudo o que necessito; não preciso de coisa alguma. E não percebe que espiritualmente você é um desgraçado, um miserável, um pobre, cego e nu.
O meu conselho  a você é que compre de mim ouro puro, ouro purificado pelo fogo....Só então você será verdadeiramente rico. E que adquira de mim vestes brancas, limpas e puras, para cobrir a sua vergonha e nudez; e compre de mim remédio para curar os seus olhos e devolver-lhe a sua vista. Eu corrijo e disciplino todo aquele a quem amo; portanto, abandone a sua indiferença e se torne um entusiasta das coisas de Deus.
Atenção! Eu tenho permanecido à porta e estou batendo constantemente. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei e farei companhia a ele, e ele a mim. E permitirei que cada que vencer se sente ao meu lado no meu trono, assim como eu ocupei o meu lugar com meu Pai em seu trono quando me tornei vencedor. Que todo aquele que pode ouvir ouça o que o Espírito está dizendo às igrejas.  


domingo, 11 de novembro de 2012

HUMILHAI-VOS NA PRESENÇA DE DEUS.

2 CORINTIOS 11: 14
 E NÃO É DE ADMIRAR; PORQUE O PRÓPRIO SATANÁS SE TRANSFORMA EM ANJO DE LUZ.

Provavelmente vocês já ouviram a expressão" O diabo me obrigou a fazer isto." Mesmo que essa seja a intenção de transferir erroneamente a culpa de um mal que temos feito, isso também nos lembra o papel mais proeminente de Satanás. Satanás faz tudo o que pode para colocar diante dos cristãos ocasiões de pecados.**Mas ele não tem todo o poder.** Nós temos a liberdade de tomarmos nossas próprias decisões.No livro de 1 Tessalonicenses 3:5)**Portanto, não podendo eu esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil.** Aqui Paulo estava preocupado com os irmãos tessalonicenses. Ele percebeu que o sucesso do seu ministério na Tessalônica corria perigo diante da atividade do tentador, pois ele tenta, ou atrai os cristãos para pratica do mal. Viver para Deus cria conflitos diários com Satanás. Em nossas próprias forças jamais poderemos lutar contra ele. Mas Deus nos proporcionou uma forma de enfrentá-lo. Quando Jesus foi levado ao Calvário, naquele momento em que Cristo parecia ter perdido a batalha pela humanidade, Ele estava triunfando. O Calvário se converteu no ponto mais alto da história ao romper as correntes de Satanás sobre a humanidade.
TIAGO 4:7. SUJEITAI-VOS , PORTANTO A DEUS; MAS RESISTI AO DIABO, E ELE FUGIRÁ DE VÓS.  ( HUMILHAI-VOS NA PRESENÇA DO SENHOR, E ELE VOS EXALTARÁ.)Tg.4: 10.


sábado, 10 de novembro de 2012

PEDIDO A DEUS.

1 SAMUEL 1:27.
***PEDI AO SENHOR QUE ME DESSE ESTE FILHO, E ELE ATENDEU AO MEU PEDIDO.***
**POR ISSO AGORA EU O ENTREGO AO SENHOR .POR TODOS OS DIAS EM QUE VIVER, ELE PERTENCERÁ AO SENHOR POIS AO SENHOR FOI PEDIDO.**

Durante sua viagem anual ao templo judeu em Siló, Ana começou a orar fervorosamente por um filho, e prometeu que o devolveria ao Senhor como agradecimento. Eli, o sumo sacerdote, viu que a boca de Ana se movia mas não lhe saía som algum e pensou que ela estava bêbada. Ana lhe disse que não estava bêbada, mas muito triste , e contou-lhe o motivo da tristeza. Eli lhe disse :" Levante-se! Vá em paz, e que o Deus de Israel conceda o que você pediu!"(1 Sm. 1: 17) Elcana e Ana voltaram para casa e depois de algum tempo Deus " lembrou-se" de Ana e permitiu que ela concebesse e tivesse um filho. Ana chamou-o Samuel, que quer dizer ""DEUS ME OUVIU"".Esta oração também significa tristeza para ela.Pois havia feito uma promessa de dedicar esse menino ao Senhor. Ana talvez tenha sentido tristeza, mas isso não lhe impediu de cumprir sua promessa. Quando encontrou com o sacerdote Eli recordou-o de quando esteve no templo, e como ele tinha falado com ela:
" Por esse menino orava eu, e o Senhor Deus me concedeu a petição que eu lhe fiz.Pelo que também agora eu o entrego ao Senhor . Por todos os dias que viver pertencerá ao Senhor. ( Essa dedicação foi completada com adoração ao Senhor. Ana tinha sido fiel à promessa que havia feito ao Senhor e Deus a abençoou.) Samuel também aprenderia como servir a Deus da melhor maneira. 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

REJEITE O MAL.


  2 TIMÓTEO 2:15.PROCURA APRESENTAR-TE A DEUS, APROVADO, COMO OBREIRO QUE NÃO TEM DE QUE SE ENVERGONHAR, QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE.

COMENTÁRIO:  O exemplo de Paulo a Timóteo não foi só um exemplo de força e resistência , mas também ajudou Timóteo a reconhecer e evitar o mal. Paulo mencionou vários males a serem evitados. Em primeiro lugar, evitar a conversação ímpia. Há pessoas que falam muito do cristianismo mas não vivem o que falam. Sua "Palavras são vãs.
(2 Tm. 2: 16).Isso inclui os que ensinam doutrinas falsas, aos quais Paulo compara com a gangrena (2 Tm. 2: 17-18). Paulo também deu instruções a Timóteo para que se afastasse da iniquidade, disse também para se purificar de todas as impurezas.Nossa condição é melhorada quando nos purificamos de qualquer coisa que desagrada a Deus. Também para fugir das paixões da mocidade e questões insensatas que engendram contendas.(2 Tm. 2: 20-21-22-23.)
Timóteo é um exemplo de uma pessoa jovem que era forte no Senhor, e um espírito cheio de graça. Essa força espiritual o ajudou a superar as dificuldades, como um soldado e atleta disciplinado.
É POSSÍVEL VIVER ASSIM? SÓ É POSSÍVEL PELA GRAÇA DO SENHOR. O ESPIRITO DE DEUS É QUEM NOS AJUDA A VIVER O TIPO DE VIDA QUE DEVEMOS VIVER COMO CRISTÃOS. ISSO É VERDADE; MAS TAMBÉM É VERDADE QUE DEVEMOS NOS SUBMETER A ELE, PERMITINDO QUE ELE NOS USE DE ACORDO COM SUA VONTADE.

*****""O SENHOR VEM!""*****


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

SABER VIVER.

GÊNESIS 1: 1 AO 5.
NO PRINCIPIO DEUS CRIOU OS CÉUS E A TERRA.
A TERRA ERA VAZIA E SEM FORMA DEFINIDA, E O ESPIRITO DE DEUS SE MOVIA POR SOBRE AS ÁGUAS. DISSE DEUS :"HAJA LUZ", E HOUVE LUZ. DEUS FICOU SATISFEITO, E SEPAROU A LUZ DA ESCURIDÃO. DEUS CHAMOU A LUZ DE"DIA", E A ESCURIDÃO DE "NOITE".O DIA E A NOITE JUNTOS FORMARAM O PRIMEIRO DIA.

Comentário:Neste texto podemos ver o cuidado de Deus para conosco. Pois ele preparou tudo com muito cuidado para termos momentos diferentes em nossa vida. O dia para desfrutar da melhor maneira dos momentos de nossa vida. E a noite para descansar dos momentos vividos , no dia. O cenário que é o mundo, não podemos dizer que não é maravilhoso, pois tudo que Deus criou para nossos olhos contemplar é belo. Agora:......Como estamos vivendo a nossa vida?....Estamos desfrutando com sabedoria de tudo que Deus criou para nós?.......Temos tempo de mudar o que está errado?.........Quanto tempo nos resta para vivermos?...........(Provérbios 20: 27) A CONSCIÊNCIA DO HOMEM É UM FAROL QUE O SENHOR COLOCOU NELE PARA REVELAR TODOS OS PENSAMENTOS E EMOÇÕES.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

VOCÊ TEM O CHAMADO DE DEUS ?

EZEQUIEL 3:17.
"FILHO DO HOMEM, EU O ESCOLHI PARA SER O VIGIA DO POVO DE ISRAEL. QUANDO VOCÊ RECEBER AS MINHAS MENSAGENS, DEVE TRANSMITIR CADA UMA DELAS  AO POVO SEM DEMORA.

Comentário: Algumas pessoas têm um chamado específico de Deus para pregar. Muitas vezes essas pessoas começam a se preparar para o ministério quando são jovens, algumas inclusive durante a infância.
Outras vezes o chamado de Deus para pregar chega mais tarde na vida de uma pessoa. Geralmente não é uma experiência em que Deus lhe faz um "chamado" definitivo; pode ser um sentimento que cresce dentro da pessoa, levando-a acreditar que Deus quer que ela pregue a Palavra.. Deus pode estar chamando alguns de vocês para o ministério da pregação. Se for assim, Ele lhes ajudará a começar onde estão, com um ministério fiel de anunciar sua Palavra a seus amigos e família. Por outro lado, Deus pode querer que vocês se mantenham sem nenhum cargo ministerial. Mas ele lhes ajudará a cumprir qualquer plano que traçar para vocês. Ele lhes capacitará para que sejam testemunhas fiéis em sua família e diante de seus amigos.
Preparem-se! Aprendam a Palavra de Deus ao lê-la e estudá-la cada dia. Busquem a ajuda de sua família , seus amigos, seu pastor, de seu professor de Escola Dominical ou de algum irmão em Cristo que possa verdadeiramente te ajudar.Se Deus chamar vocês para pregar, para pilotar um avião ou para qualquer outra coisa, vocês têm que ser fiéis ao plano de Deus.  

terça-feira, 6 de novembro de 2012

PALAVRA DE ENCORAJAMENTO.

HEBREUS 6: 10-11.
Porque Deus não é injusto. Como é que Ele pode esquecer-se do trabalho incansável de vocês por Ele, ou esquecer-se do modo pelo qual vocês costumavam mostrar o seu amor por Ele, e ainda mostram auxiliando seus irmãos na fé? O nosso desejo sincero é que vocês continuem com a mesma prontidão até o fim, a fim de que tenham plena certeza da esperança.

A desconfiança e o medo são sentimentos que por vezes tomam conta de nossa mente e nos causam muita insegurança  e desânimo. Nesses momentos, uma palavra de ânimo é sempre bem-vinda, como :"Não tenha medo!';"Vai dar certo!";"Confie em Deus!";Tenha paciência e espere em Deus que no final tudo acabará bem!". Por certo já ouvimos algumas dessas frases. Certamente a melhor palavra de encorajamento em momentos difíceis será encontrada na Bíblia. Nela podemos descansar seguramente .(Sl. 121 :7-8.)
Somos encorajados, pela Palavra de Deus, a permanecer firmes em nosso trabalho e amor evidentes, pelas razões a seguir:( Deus é justo) ( Deus é fiel às suas promessas)( Deus é digno de confiança)
Que sejamos encorajados dia a dia pela Palavra de Deus, pois, com essa garantia e certeza não precisamos temer diante das dificuldades! " Considerai, pois atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma" (Hb. 12:3).   

DEVEMOS CONFESSAR, A DEUS.

1 JOÃO 1: 9.
MAS, SE CONFESSARMOS OS NOSSOS PECADOS, ELE É FIEL E JUSTO PARA PERDOAR OS NOSSOS PECADOS E NOS LIMPAR DE TODA MALDADE.

Cometário: A oração que Davi faz :" Sonda-me ó Deus , prova-me ,e guia-me pelo caminho eterno.
Peça a Deus que faça você sentir tristeza pelo pecado que cometeu, Pedro ficou tão triste que chorou.
Peça-lhe que deixe você ficar atento para não continuar praticando esse pecado. Não há nada no mundo tão destrutivo quanto o pecado.O pecado nos cega para a Palavra de Deus. 
O salário do pecado é a morte.(Rom. 6:23). Não se engane colhemos exatamente aquilo que plantamos.
"Não vos enganeis de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear , isso também ceifará"(Gál 6:7).
A confissão é parte importantíssima das nossas orações. Se a comunicação estiver bloqueada pelo pecado, nossas preces serão fracas.As orações são feitas mas não há poder nelas.Tenha esse momento com Deus , em sua vida,cite todos os seus pecados um a um, tome consciência deles à medida que Deus os for trazendo a sua mente. É tão fácil falar: SENHOR, eu te peço , perdoa todos os meus pecados". Quando você faz isso sinceramente sua vida se transforma, pois você fica leve, o fardo do pecado em nossa vida nos faz ficar cansados para viver.     

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SER COMO CRIANÇA.


LUCAS 18: 17.
"EU VOS AFIRMO A VOCÊS: QUEM NÃO RECEBER O REINO DE DEUS COMO UMA CRIANÇA, NUNCA ENTRARÁ NELE."
Vou escrever a letra de uma musica que fala muito ao meu coração.(Quero se como criança.David Quinlam.
Quero ser como criança
Te amar pelo que és
Voltar a inocência
E acreditar em Ti
Mas as vezes sou levado
Pela vontade de crescer
Torno-me independente
E deixo de simplesmente crer.
Não posso viver longe do teu amor,SENHOR.
Não posso viver longe do teu afago,SENHOR.
Não posso viver longe do teu abraço, SENHOR.
ABRAÇA-ME, ABRAÇA-ME, ABRAÇA-ME
COM TEUS BRAÇOS DE AMOR.

OBADIAS , TEMIA MUITO AO SENHOR.

mordomo
1 REIS 18:3.
ACABE CHAMOU A OBADIAS, O MORDOMO.(OBADIAS TEMIA MUITO AO SENHOR.)
Hoje vou conversar um pouco com vocês: Estive na Escola Bíblica neste domingo como sempre vou, pois acho tremendamente importante para nosso crescimento espiritual.E na aula foi lido 1 Reis 18:1;19. 
Então pude conhecer mais um pouco da vida desse servo de Deus que era um mordomo do rei Acabe.Quando Jezabel estava mandando matar os profetas de Deus, o mordomo Obadias,escondeu cem profetas em duas cavernas e os sustentou  com pão e água. Nesta época havia grande seca de três anos . Então rei Acabe disse a Obadias ,vai pela terra a todas as fontes de água, e a todos os vales; pode ser que achemos ervas , para que salvemos aos cavalos e mulos, e não percamos todos os amimais.Acabe foi por um lado e Obadias foi sozinho por outro. A grande preocupação do rei era em salvar os animais, enquanto a Preocupação de Obadias o mordomo, era a vidas dos profetas de Deus os quais ele estava alimentando escondido. O livro de reis nos ensina muitas coisas importantes como toda a Palavra de Deus , mas só quero destacar neste momento, sobre a vida deste servo de Deus. Estar atento no que estava acontecendo naquele momento difícil para os profetas, deu a oportunidade do servo do Senhor salvar vidas. Pois aquele que teme ao Senhor deixa-se ser usado por Ele independente de qualquer situação. 
QUERO DEIXAR UMA QUESTÃO PARA PENSARMOS : No lugar de Obadias o que faríamos, ajudaríamos os profetas ou nos esconderíamos ao lado do rei para não correr perigo nem passar fome? 

sábado, 3 de novembro de 2012

BUSCANDO SOCORRO NO SENHOR.


SALMO 121: 1 AO 8.
Olho para os montes e pergunto: "De onde virá o meu socorro?"
O meu socorro vem do Senhor que criou os céus e a terra.
Ele não deixará que você tropece. Ele vigia de perto cada um dos seus passos,sem cochilar.
É verdade! O protetor de Israel não cochila nem dorme. Ele está sempre alerta!
O Senhor é o seu protetor. Ele estará sempre ao seu lado como sombra para o proteger.
O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua de noite.
O Senhor o protegerá de todo mal; Ele protegerá a sua vida!
O Senhor tomará conta da sua entrada e da sua saída, agora e sempre.   

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

EU SOU O SENHOR.

ISAÍAS 42: 8.
** EU SOU O SENHOR ! ESTE É O MEU NOME E EU NÃO REPARTO A MINHA GLÓRIA COM NINGUÉM; O LOUVOR QUE EU DEVO RECEBER NÃO REPARTO COM AS IMAGENS FEITAS POR MÃOS HUMANAS.**

Comentário:A Bíblia ensina a respeito da pessoa de Deus.Numa época em que tantas idéias e conceitos a respeito de Deus são divulgados , é bom verificarmos o que o próprio Deus revelou a respeito de si mesmo. Bíblia  único livro que pode falar com autoridade, sobre o assunto. É bom que se note o seguinte: A bíblia não procura a existência de Deus. Esse fato é indiscutível. É por essa razão que no primeiro versículo da Bíblia encontramos a declaração: "No principio criou Deus os céus e a terra"( Gn.1:1.)
A palavra "Deus " não é nome. Refere-se antes a um título que usamos para designar o Ser supremo, o Criador de todas as coisas. Os povos antigos tinham muitos deuses, e possuíam nomes que os identificavam.
Ao revelar-se ao seu povo escolhido, Deus revelou-se como "EU SOU" ( Ex.3:14.) Em Isaías 42:8. encontramos a expressão "EU SOU O SENHOR ;este é o meu nome". O nome de Deus é pessoal e sagrado. O terceiro mandamento diz NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR TEU DEUS EM VÃO; PORQUE O SENHOR NÃO TERÁ POR INOCENTE AQUELE QUE TOMAR O SEU NOME EM VÃO"( Ex.20:7).
EXTRAÍDO: PARA NÓS REFLETIRMOS  E SABERMOS QUE MESMO CANSADOS , PODEMOS DESCANSAR NOS BRAÇOS DO SENHOR NOSSO DEUS.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

AS CONSEQUÊNCIAS !


GÊNESIS 2:17.
**MAS NÃO COMA DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL, PORQUE NO DIA  EM QUE COMER DESSA FRUTA, CERTAMENTE MORRERÁS.**
A palavra que melhor define as consequências do pecado é a morte. Pecado é transgressão da lei de Deus. Na lei , Deus estabeleceu, como castigo, a morte.(leia Romanos 6:2123.) Há duas espécies  de morte, e ambas são o resultado do pecado.
MORTE FÍSICA: A morte do corpo. A limitação da vida humana é uma parte do castigo pelo pecado (Gn.3: 22-24). Caso não houvesse pecado, Adão e Eva poderiam desfrutar do fruto da arvore da vida e, assim, ficarem isentos da morte. Desde Adão e Eva, com exceção de Enoque e Elias, todos os homens estão destinados a experimentar a morte física.
MORTE ESPIRITUAL. A morte espiritual não significa extinção, mas separação. A morte física é a separação entre o corpo que se torna pó- e a alma. A morte espiritual equivale à morte eterna, ou seja, a separação eterna de Deus. Mas nem todas as pessoas têm que experimentar a morte espiritual. AO ACEITAR A JESUS CRISTO COMO SEU SALVADOR PESSOAL, o indivíduo recebe o perdão de Deus para os seus pecados, é purificado de toda a injustiça, e torna-se participante do novo nascimento em JESUS CRISTO.

VAMOS FALAR COM DEUS.

SALMO 119:65 AO 72.
Senhor, trate com bondade o seu servo, conforme a sua palavra.
Ensine-me a tomar decisões certas e a aplicar bem a sua sabedoria, pois confio plenamente nos seus mandamentos.  Antes de ser castigado, eu andava pelos meus próprios caminhos errados, mas agora obedeço à sua palavra. Eu sei que tudo o que faz é bom, porque o Senhor é bom. Por isso eu peço: 
ensine-me a conhecer às suas ordens escritas e a obedecer-lhes. Pecadores orgulhosos têm inventado mentiras sobre mim, mas mesmo assim eu continuo a obedecer às suas instruções de todo coração.O coração dessa gente é incapaz de entender e sentir as maravilhas da sua lei. Para mim, ela é a maior alegria!O castigo que o Senhor me deu foi bom para mim; só assim aprendi a pôr em prática as suas ordens escritas.A sua lei vale mais para mim do que uma fortuna em ouro e prata.

Comentário:
ASSIM COMO NESTE SALMO O SERVO CONVERSA COM O PAI; NÓS DEVEMOS TAMBÉM CONVERSAR COM ELE, E EXPOR TODA A NOSSAS DUVIDAS; POIS ELE NOS ESCLARECERÁ.